QUEM SOMOS

 

A BUSHIDOKAN teve seu embrião em 10 de junho de 1986, fundada pelo professor Carlos Santana, conhecido carinhosamente por “Carlinhos”. Estabelecida no Bairro Lote XV, Duque de Caxias, ministrava aulas do Karate Shotokan tradicional, com regras simples, porém rígidas nos princípios do Bushido (código de honra dos samurais).

Contemporâneo daquela época, Luiz Alves, praticava o mesmo estilo na Academia ZEN, em Duque de Caxias, em frente aos correios, pertencente ao professor Zequinha, judoka, sendo as aulas de Karate eram ministradas pelo professor Paulo Roberto Reis, faixa preta dos estilos Shorin Ryu, representado no Brasil pelo sensu Yoshide Shinzato, a quem tive a honra de conhecer e fazer alguns cursos, inclusive de Kobudo, Reis também é faixa preta de Shotokan, estilo que passou a praticar exclusivamente.

Após dez anos como 1º Kyu (faixa marrom), em dezembro de 1989, Luiz Alves veio a encontrar-se com Carlinhos, no exame para faixa preta, no ginásio de esportes da Fundação Osório, no bairro do Rio Comprido, Rio de Janeiro, onde após um dia inteiro de exaustivos testes com mais de uma centena de atletas, voltaram para Duque de Caxias juntos, no carro do Luiz, que fez questão de levar o amigo até em casa, dado o avançado da hora.

Somente na semana seguinte o resultado foi fixado na porta da FEKERJ, que funcionava na Rua da Assembleia, nº2, anexo à loja Mente e Corpo, de propriedade do faixa preta Severino Chagas, onde havia a relação de 10 (dez) nomes aprovados, entre os quais Carlos Santana e Luiz Alves.

A partir de então, a dedicação ao Karate intensificou-se com novos alunos e amigos, que treinavam juntos com único objetivo de aperfeiçoarem-se tecnicamente. Foi nessa ocasião que conhecemos Guaracy Mendonça, hoje, 5º DAN e diretor Presidente da Bushidokan, Juarez, aluno do professor Carlinhos e Campeão do PAN de 2008, entre vários que não colocamos neste depoimento por falta de espaço, mais que estão sempre presentes em nossas lembranças.

Praticando um estilo de Karate tradicional, porém moderno, a Bushidokan, por questões de logística e afinidade técnica e pessoal entre seus diretores, em 2010, fez a fusão com a associação Fuji San – Dojo, do professor Luiz Alves, que a esposa era filiada à FEKIRJ (Federação de Karate Inter estilos), criando uma bandeira única e u, logotipo unificado, integrando elementos dos logos das duas agremiações, onde destacam-se as figuras de um Samurai, simbolizando o Dojo; ao fundo o Monte Fuji, símbolo do Japão e da Fujisan Dojo.

 

O Karate praticado na Bushidokan, objetiva a formação da pessoa sob o ponto de vista humanístico, em sua integralidade, dando ênfase aos valores morais, prevenção da saúde global, aprimoramento intelectual e prática desportiva salutar.

Dentre os vários anos de atividade, a Bushidokan vem formando campeões para avida. Muitos de nossos alunos e ex alunos conseguiram a realização no esporte e também na vida profissional, sendo unânimes em afirmar que a prática do Karate sob nossa orientação e responsabilidade, só trouxeram benefícios e aprendizado que levarão para o resto de suas vidas e como também fazem questão de transmitirem suas satisfações aos parentes e amigos.

Toda essa satisfação só nos traz responsabilidades ao sabermos que como educadores contribuímos para a formação da personalidade daqueles que nos procuram e que nos confiam seus filhos para um aprendizado desportivo, que certamente irá refletir positivamente no aprendizado acadêmico, nas escolas que cada um frequenta.

A Bushidokan, através do professor Luiz Alves, desenvolveu um projeto de treinamento denominado “Karate na escola”, onde associa a prática da arte marcial com o aprendizado acadêmico de matemática, física, biologia, anatomia, fisiologia, geografia e história, melhorando a compreensão do aluno associado a teoria acadêmica com exemplos práticos e reais da prática do Karate.

 

Aguardamos você para fazer parte da família Bushidokan.

 

OSS!